TUPI: Ícone e Tradição no Transporte Coletivo de São Paulo
As equipes do Portal do Ônibus e Portal da Mobilidade estiveram presentes na última segunda (30 de abril) na garagem da Tupi Transportes, situada no bairro Vila Paulista, em São Paulo, dando continuidade aos procedimentos pós-exposição da BusBrasil Fest. Vale lembrar que essa visita está ocorrendo semanalmente em todas as participantes da exposição, como forma de agradecimento às participações. A empresa anterior a ser visitada foi a Viação Osasco.
Em 1960 iniciava na esquina da Av. Jabaquara com a Av. Indianópolis a empresa TUPI – Transportes Urbanos Piratininga, idealizada e conquistada pelo empresário Sr. Sérgio Pavani, que administrava com muito zelo e eficiência seu maior patrimônio.
Sem dúvidas, foi um início árduo, apenas com sua única linha, a de número 600 – Aeroporto / Perdizes (atual 875A). Todavia, se destacou pela qualidade na prestação de seu serviço na ligação desses dois importantes e nobres bairros na chamada “Décadas de Ouro” da cidade de São Paulo, um brio para seu fundador.
Com o passar dos anos, com muito trabalho e dedicação, a TUPI conseguiu interligar novos bairros e no final dos anos 70 a mesma incorporou em seu patrimônio, a Viação Senhor do Bonfim e a Viação Cidade Leonor.
Essa é uma EMPRESA FAMILIAR, em letras maiúsculas mesmo, atualmente é administrada pelos filhos de seu fundador que mantém a mesma determinação, o carinho e o entusiasmo para administrar uma frota de 275 veículos que percorrem mensalmente cerca de 1 milhão de quilômetros, em 18 linhas, transportando mais de 130 mil passageiros por dia. Para cumprir com maestria essa tarefa conta com um quadro 1,3 mil funcionários.
Dentre eles, o Gerente de Planejamento e Operações, Ernandes dos Santos, que tem certeza que o equilíbrio entre tradição e a modernidade, tornou a TUPI um ícone no transporte coletivo da cidade, como nos ressalta: “A TUPI é uma empresa tradicional e moderna, tornou-se referência, um ícone no transporte coletivo da cidade de São Paulo, com processo de renovação constante aliado aos últimos avanços tecnológico, vem crescendo junto com a cidade, oferecendo a seus clientes mais conforto, confiabilidade e qualidade na prestação de serviço”.
E os fatos só demonstram que o Ernandes está certíssimo, pois a TUPI investe cada vez mais em novas tecnologias na sua renovação de frota, sendo que recentemente adquiriu a primeira frota da região sul e sudeste do modelo Millennium IV na versão articulado, produzido pela CAIO Induscar que segue em plena operação na linha 5178/10 – Jd. Miriam/Praça João Mendes e que beneficiou os moradores da região do Jardim Miriam e ao longo das Av. Cupêce, Washington Luiz e Brigadeiro Luiz Antônio.
Ousadia...outra marca registrada da TUPI, pois ela foi a pioneira na cidade de São Paulo a testar e adquirir o ônibus com chassi da Iveco do modelo 170S28, e mais, atualmente adquiriu 25 ônibus do tipo Padron Low-Entry com chassi da MAN do modelo Volksbus 18.280 OT, com carroceria Millennium IV fabricado pela encarroçadora CAIO Induscar.
E claro, todos esses novos veículos adquiridos, atendem as novas exigências da SPTrans, com ar condicionado, tomadas USB e acessibilidade através de elevador ou dotados de piso baixo para facilidade no embarque de pessoas com mobilidade reduzida.
Segundo Ernandes dos Santos, é preciso conquistar a confiança e oferecer mais segurança e conforto aos usuários do sistema de transporte coletivo. “Nosso trabalho é constante para aproximar e conquistar cada vez mais confiança de nossos clientes, transportando com qualidade, conforto e total segurança, e por isso, ousamos em nossas renovações, buscamos oferecer o que há de melhor no mercado”. – comenta Ernandes.
Os usuários das linhas 574A - Americanopolis / Cambuci e 875A - Aeroporto / Perdizes, serão contemplados com os novos ônibus, previsto para iniciarem a operação a partir da próxima segunda-feira (07/05).
Certificada com a ISO 9001 e ISO 14.001, a TUPI cumpri com rigor as melhores práticas de sustentabilidade, inclusive faz coleta e armazenamento de águas pluviais que após o devido tratamento, é utilizada para lavar os veículos, em seguida essa água é enviada a estação de bio tratamento para reuso. Já os resíduos e outros materiais coletados para reciclagem são levados a uma área de descartes preparados para evitar a contaminação do solo, onde posteriormente são recolhidos por empresas certificadas. Além do mais, todos os coletivos passam por uma inspeção periódica de poluentes de acordo com os níveis estabelecidos pela CETESP e pelo CONAMA, inclusive, os veículos que são movidos a diesel, esse tem baixo teor de enxofre. Entretanto, há uma outra parte da frota que já é abastecida com o ARLA 32 e outros possuem sistema EGR para redução dos gases.
Vale destacar que a empresa é a única a possuir e manter em operação 10 ônibus do Tipo Padron de 15 metros movido a etanol em todo território nacional, motivo pelo qual, um desses veículos foi escolhido pela equipe do Portal do Ônibus para ser exposto na 11ª BusBrasil Fest, inclusive, muitos entusiastas vieram de diversas partes do Brasil para prestigiar o evento e conhecer de pertinho esse espetacular veículo.
A TUPI não pára e almeja concorrer em sua área de atuação na nova licitação do sistema de transporte público da Cidade de São Paulo, razão pela qual, a empresa vem participando de reuniões constantes junto ao órgão gestor para iniciar o processo de implantação da Certificação ISO 39.001 (Sistema de Gestão de Segurança do Trânsito Rodoviário).
O assistente Reinaldo Cerqueira está incumbido de otimizar, diariamente, as necessidade operacionais da empresa, inclusive o mesmo destaca o empenho de todos os colaboradores em oferecer a melhor prestação de serviço, o que trouxe, orgulhosamente, a redução em mais de 50% nas reclamações dos usuários, alcançando o 2º lugar no ranking da IRS (Índice de Reclamação de Serviço), mas continuam empreendendo esforços para alcançar e se manter em 1ª lugar no mencionado ranking.
A TUPI foi uma das 10 empresas a participar da 1ª Edição da BusBrasil Fest em 2001, ocasião em que foi exposto o modelo Apache S21 fabricado pela CAIO com chassi Mercedes-Benz OF-1620, reencarroçado de veículo incendiado na época.
Os colaboradores que receberam a nossa equipe ficaram lisonjeados com as homenagens ofertadas pela bem sucedida participação na 11ª BusBrasil Fest, inclusive, numa profissão dominada por homens, dentre os 140 motorista expositores na BBF, destacaram-se 2 motoristas mulheres, sendo uma delas a Amanda Alcedino, que fez sucesso no evento devido ao seu desempenho em conduzir o veículo, bem como, a cordialidade e simpatia dispendida com nossos visitantes. Entretanto, o evento surpreendeu a própria Amanda que comentou: "Não imaginava que existia tanta gente interessada neste tipo de transporte, era encantador ver pais e filhos trocando experiências entre o passado e o presente".
E a boa notícia que tantos esperavam, já estão em andamento as negociações para a participação dessa querida e tradicional empresa no nosso próximo evento, previsto para Novembro deste ano.
Agradecemos imensamente toda disposição da empresa e colaboradores em nos recepcionar de maneira acolhedora e carinhosa.