Queda nas reclamações de julho

20/08/2015

Empresas de ônibus registram queda de 20% nas reclamações, no mês de julho
Índice é o menor registrado dos últimos dez anos

SÃO PAULO – O número de reclamações do serviço de ônibus na cidade de São Paulo caiu cerca de 20%, comparando-se o mês de julho passado com maio deste ano. Os dados das empresas concessionárias, apurados pela SPTrans, apontam que nos oito primeiros meses de 2014 foram registradas 42.711 mil queixas contra 31.241 em igual período deste ano. Uma queda de 35,7%. É o menor índice de reclamações registrado nos últimos dez anos.

Em 2015, já foram transportados mais de 1,64 bilhões de passageiros e registradas 27.231 mil reclamações, o que equivale a uma reclamação para cada 60.335 usuários – 0,002% (dois milésimos por cento).

As empresas concessionárias, associadas ao SPURBANUSS, atendem à uma demanda própria de meios de transporte de massa: operam mais de mil linhas na cidade de São Paulo, com uma frota de mais de 8 mil ônibus e transportam, diariamente, cerca de 6 milhões de passageiros.

Alguns dados atestam que a queda no número de reclamações é o resultado dos investimentos em mobilidade urbana e nos veículos, como a compra de ônibus novos e modernos com maior capacidade de transporte de passageiros, equipados com wifi e ar-condicionado, bem como a criação de faixas para ônibus e a instalação de semáforos que conferem prioridade ao transporte coletivo, no espaço urbano. Essas iniciativas permitem que os veículos consigam uma melhor velocidade operacional, reduzindo os atrasos e possibilitando o cumprimento das viagens programadas.

A redução no número de reclamações é positiva, pois as queixas mais comuns dos usuários são por causa da demora nos pontos, conservação e manutenção da frota e direção e comportamento dos motoristas.

“A redução nas reclamações dos usuários deve ser um objetivo permanente por parte das empresas e do poder público”, diz o presidente do SPUrbanuss, Francisco Christovam. “Quanto ao número de reclamações aos motoristas, as empresas devem investir em um treinamento especial, além do que já existe, com vista a aumentar a urbanidade dos operadores e o trato com os clientes.”

Todas as empresas concessionarias, que atuam na cidade, seguem as determinações da São Paulo Transporte – SPTrans, no que diz respeito ao número de ônibus nas linhas, horários de partidas e itinerários. A limpeza e a manutenção da frota são feitas regularmente nas garagens e todos os motoristas são obrigados a passar, semestralmente, por cursos de direção defensiva e de urbanidade.

Assessoria de Comunicação