Mães que fazem de tudo pela família

10/05/2015

Mães que fazem de tudo pela família
Desde 2009, cerca de 3 mil mulheres passaram a trabalhar em empresas de transporte da cidade, algumas delas para ajudar no sustento da família. 

O dia das mães surgiu em virtude do sofrimento de uma americana que, após perder a mãe, passou por um processo depressivo. As amigas mais próximas, para livrá-la de tal sofrimento, fizeram uma homenagem para sua mãe, que havia trabalhado na guerra civil do país. A comemoração fez tanto sucesso que, em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data, e a comemoração se difundiu pelo mundo afora.

Hoje, diversas mulheres, mães de família, principalmente, trabalham nas mais distintas áreas, para ajudar no sustento de suas famílias. Áreas que, inclusive, eram exclusivas dos homens, como as de motorista e cobrador do transporte público. 
A quantidade de mulheres que, hoje, trabalham no setor de transporte urbano na cidade de São Paulo aumentou 150% nos últimos cinco anos, sendo que, mais da metade, ajuda no sustento da família ou, muitas vezes, criam os filhos sozinhas. 

São mais de 40 mil funcionários, entre cobradores, motoristas, manobristas, profissionais de manutenção e administração, sendo que 3 mil são mulheres. O número é tímido, mas, cada vez mais, aumenta a procura por essas profissionais pelas empresas de transporte, devido a sua sensibilidade, paciência e fácil comunicação com os clientes do serviço de transporte. 

Um exemplo de luta é Edleuza Santos de Araujo, de 33 anos. Edleuza é cobradora da Viação Gatusa, associada ao SPURBANUSS, há quase três anos e trabalha na linha 7600-10 Berrini / Estação Armênia. Ela tem três filhos, entre 16 e 8 anos de idade, e conta que teve até três empregos para poder criar sozinha seus filhos, já que o ex-marido não pagava a pensão. “Eu, sem profissão, sem estudo, não sabia como recomeçar a vida com três filhos pequenos. O que me motivou foi o rostinho deles; era a minha responsabilidade, afinal. E fui conseguindo me virar sem pensão”. 

Um momento crítico foi quando um de seus filhos, aos 11 anos, desenvolveu um tumor chamado meduloblastoma. Uma doença que, se não tratada, pode causar letargia, cefaleia, vômitos constantes e, até, dificuldades de locomoção, em consequência de desequilíbrio e tonturas constantes. “Quase o perdi. Foram 15 horas de cirurgia para retirada do tumor do cérebro. Dormia no hospital e, depois, ia trabalhar”. Segundo ela, o recem-emprego na empresa de transportes coletivos foi fundamental para ajudá-la a cuidar do filho doente, na época. “Como eu tinha apenas três meses de empresa, a equipe me ajudou com alterações na minha escala de trabalho, de uma forma que eu pudesse ficar mais tempo com o meu filho no hospital. Além de antecipar as minhas férias em um momento crítico, em que precisei ficar ao lado do menino”.

Hoje, aos 13 anos, a criança se encontra em ótimo estado, tendo, apenas, alguns acompanhamentos médicos, por medidas de prevenção. “Graças a Deus, hoje ele se encontra recuperado. Voltou a ir à escola e fazer suas atividades, como uma criança normal. Não foi fácil passar por tudo isso, mas venci e fui forte até o fim.”

EMPRESAS
Pensando na importância das milhares de mães que, hoje, lutam para cuidar de suas famílias, todas as empresas associadas ao SPURBANUSS, planejam homenagear as suas mais de 3 mil funcionárias, com atividades como salões de beleza, montados dentro das garagens, e distribuição de kits de banho personalizados para as colaboradoras. 

PARABÉNS
E não esqueça: motoristas e cobradoras também merecem ouvir o seu parabéns, nesta data tão importante. Afinal, além de mães, elas também são responsáveis pela sua locomoção e segurança todos os dias.
O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo – SPURBANUSS – apoia todos incentivos, melhorias e homenagens à categoria neste dia tão especial. 

VAGAS
As empresas da cidade estão sempre abrindo vagas para todos os setores. Quem quiser fazer parte desse time, deve procurar a empresa mais próxima de sua residência e enviar o seu currículo. No caso dos motoristas, para participar do processo seletivo é preciso ter ensino médio completo e carteira nacional de habilitação, nas categorias D e E. 


Assessoria de Comunicação
comunicacao@spurbanuss.com.br