Instituto Herdeiros do Futuro

18/05/2016

18 DE MAIO: INSTITUTO HERDEIROS DO FUTURO PROMOVE O DIA NACIONAL DO COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Ação visa mobilizar a população sobre o tema e auxilia na identificação, denúncia e apoio às vítimas.

No próximo dia 18 de maio, data em que se celebra o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes, o Instituto Herdeiros do Futuro (IHF) promove uma ação no Terminal Santo Amaro para mobilizar a população sobre a importância do tema.

Intitulada “Faça Bonito – proteja nossas crianças e adolescentes”, a iniciativa pretende mobilizar a sociedade em prol da luta pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes.
No período das 10 às 16 horas, profissionais do IHF estarão à disposição dos interessados para esclarecer duvidas e orientar sobre a identificação de possíveis casos de violência sofrida por menores, além de indicarem a forma correta para que as denúncias cheguem ao conhecimento dos órgãos competentes.

Segundo dados do Instituto, de 85% a 90% dos agressores são pessoas conhecidas das crianças, sendo aproximadamente 30% são os próprios pais e 60% conhecidos dos pais. Grande parte das vítimas sofre em silêncio, por vergonha ou sentimento de culpa. Esse indicador dificulta a constatação do caso e faz com que os agressores continuem praticando os abusos.

A data foi sancionada em memória da menina Arceli de Campos que, em 18 de maio de 1973, saiu de casa para ir à escola e nunca mais voltou. Posteriormente descobriu-se que ela tinha sido assassinada. O crime chocou o País e os acusados nunca foram punidos. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes tornou-se símbolo dessa luta.

PARA SUA AGENDA:

Evento: Dia Nacional do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra crianças e adolescentes
Data: 18 de maio de 2016
Horário: das 10 às 16 horas
Local: Mezanino do Terminal Santo Amaro (Av. Pe. José Maria, 400 – São Paulo/SP)
Realização: Instituto Herdeiros do Futuro
Apoio: Socicam e SPUrbanuss
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Sobre o Instituto Herdeiros do Futuro: Fundado em 2006, o Instituto Herdeiros do Futuro é uma entidade, beneficente e sem fins lucrativos, com o objetivo de atuar na quebra do ciclo de violência doméstica envolvendo menores e a família. O IHF oferece atendimento social, psicológico, pedagógico e legal, atuando diretamente na saúde mental e defesa dos direitos das famílias assistidas. São quatro unidades na cidade de São Paulo que, juntas, realizam cerca de 400 atendimentos por mês, contando com 40 colaboradores e 26 voluntários que trabalham no atendimento e administração dos espaços.

Contatos com: Juliana Menezes e Bianca Sturlini
(11) 2223-7143 / (11) 5090-3033