VLT de São Paulo tem nove empresas interessadas e BRT Aricanduva terá licitação (re) lançada, diz Nunes

22/08/2024

Fonte: Diário do Transporte

Prefeito da capital paulista também disse que em breve começam as obras do BRT Radial Leste fase 1. Diário do Transporte noticiou nesta quarta-feira (21) assinatura de contrato

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, comentou nesta quarta-feira, 21 de agosto de 2024, sobre três projetos de mobilidade para a capital paulista e prometeu agilidade nos processos para liberação das obras: VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) da região central, BRT (Bus Rapid Transit) Aricanduva e o BRT Radial Leste.

"VLT nós já soltamos inclusive no Centro, soltamos o PMI (Programa de Manifestação de Interesse), tiveram nove grandes empresas que apresentaram propostas, vai girar na casa de R$ 5 bilhões, então já temos o VLT. O BRT Radial Leste já está licitado a etapa 1, já vou dar o início das obras, começa pelo Parque Dom Pedro. O BRT Aricanduva já está pronto para soltar a licitação, então vamos ter BRT com grande parte contratada e assinada para início de obras, outra já preparado, inclusive, com recursos do BID, e essa conexão de um modal onde você tem metrô, ônibus, novos sistemas de VLT, BRT, ampliação de metrô, melhora do sistema viário com essas obras de infraestrutura, uma adequação muito grande, somando-se inclusive com o que já temos, nossas pontes e viadutos."

ABAIXO, OS DETALHES:

VLT do Centro de São Paulo:

Sobre o sistema de trilhos de média capacidade, Nunes revelou que nove "grandes empresas" se interessaram no projeto de implantação do meio de transporte.

A prefeitura de São Paulo lançou um PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) e, com base em projetos prévios apresentados pelas empresas participantes, deve lançar o edital de licitação.

O VLT do Centro de São Paulo terá duas linhas de seis quilômetros cada e 27 paradas, das quais 13 distribuídas em cada uma das direções com uma conexão. A previsão é que os veículos atendam às regiões do Brás, Bom Retiro e Campos Elíseos.

BRT ARICANDUVA:

O prefeito Ricardo Nunes também prometeu que o edital de licitação do BRT (sistema de ônibus rápidos de alta capacidade) do Aricanduva, na zona Leste de São Paulo, está pronto e deve ser lançado em breve.

Na verdade, será relançado.

Como mostrou o Diário do Transporte , em 10 de junho de 2024, a SPObras, empresa da prefeitura, suspendeu a licitação internacional para execução de quatro lotes de obras do BRT Aricanduva.

Na ocasião, a SPObras explicou que a medida foi tomada para "adequação aos termos do edital, que será republicado oportunamente".

ADAMO BAZANI

Colaborou Vinícius de Oliveira