Tarifa Zero em São Paulo: Relatório da Câmara propõe início em linhas de periferia, aos domingos e na madrugada

07/12/2023

Fonte: Diário do Transporte

Documento foi aprovado nesta quarta-feira (06) e aponta que tarifa zero todos os dias 24 horas, custaria R$ 5 bilhões a mais para os cofres públicos, além dos cerca de R$ 6 bilhões já pagos

A Subcomissão da Tarifa Zero, da Câmara Municipal de São Paulo, apresentou e aprovou em última reunião nesta quarta-feira, 06 de dezembro de 2023, o relatório da proposta para implantação de gratuidade a todos os passageiros de ônibus municipais da capital paulista.

O relatório traz uma emenda também pedindo mais rigor da SPTrans (São Paulo Transporte) para combater fraudes no Bilhete Único. Segundo levantamento dos vereadores, o número de bilhetes fraudados chega a 22% dos novos cartões emitidos.

O documento, cuja relatoria é do vereador Sidney Cruz, propõe a implantação da tarifa zero de forma gradativa, a começar por linhas que servem à periferia (subsistema local de distribuição operado pelas ex-cooperativas de transportes), aos domingos ou nas madrugadas.

Outra proposta é que inicialmente o Programa Tarifa Zero atenda apenas pessoas inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) para programas sociais do Governo Federal e desempregados registrados no CAGED (Cadastro Geral de Desempregados).

O vereador Sidney Cruz ressaltou, no relatório final apresentado, que essa implantação gradativa da Tarifa Zero precisa beneficiar de imediato a população mais carente da cidade. “Melhorar a mobilidade urbana de uma cidade não significa apenas melhorar o seu viário, mas também de oferecer a todos a oportunidade de ir e vir e a tarifa zero vem para suprir essa dificuldade que muitos paulistanos possuem de não terem condições financeiras de subsidiar uma passagem de ônibus quando ele necessita”, afirmou o relator, de acordo com nota da Câmara Municipal.

O documento será levado pelos vereadores ao prefeito Ricardo Nunes.

Sidney Cruz defendeu que as sugestões contidas no relatório de 54 páginas são plausíveis para se tornarem concretas.

“Vamos pedir uma reunião com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) para, em conjunto, quem sabe, anunciarmos o início da implantação do ‘Domingo Zero’. Além de melhorar a qualidade de vida, teremos um aquecimento da economia”.

R$ 5 BILHÕES A MAIS:

O relatório ainda mostra que para garantir Tarifa Zero irrestrita a todos os passageiros de ônibus da cidade, em qualquer dia e horário, serão necessários R$ 5 bilhões em subsídios a mais, ou seja, além dos cerca de R$ 6 bilhões que já são injetados pela prefeitura para manter o sistema de ônibus municipais em operação atualmente.

Como mostrou o Diário do Transporte, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou em primeira votação no dia 29 de novembro de 2023, o Orçamento de 2024 no valor de R$ 110,7 bilhões.

Um dos destaques foi a aprovação de uma emenda de R$ 500 milhões reservados à proposta de implantação da tarifa zero nos ônibus da capital paulista para garantir a gratuidade aos domingos ou nas madrugadas, como é um dos planos do prefeito Ricardo Nunes.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes