SPTrans lança licitação para operação e manutenção da rede de Trólebus da capital paulista

09/08/2024

Fonte: Diário do Transporte

Concorrência será do tipo menor preço, através do modo de disputa fechado; certame em 2023 não teve empresas interessadas em prestar os serviços

Após realizar consulta pública, a São Paulo Transporte S/A - SPTrans lançou nesta sexta-feira, 09 de agosto de 2024, a licitação para manutenção preventiva e corretiva da rede de trólebus da capital paulista. Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2024/08/01/sptrans-abre-consulta-publica-para-licitar-manutencao-de-rede-de-trolebus-na-capital-paulista/

O certame será do tipo menor preço, na forma presencial, pelo modo de disputa fechado, com contratação sob o regime de empreitada por preço global.

Já os itens relativos a substituições de subconjuntos e equipamentos das estações transformadoras retificadoras - ETR, além de pequenas alterações na rede de contato, o regime de execução será por empreitada por preços unitários.

A sessão pública de abertura dos envelopes com Proposta Comercial e Documentos de Habilitação será realizada 02 de setembro próximo.

licitação realizada em setembro de 2023 para esta finalidade foi decretado fracassado. Uma consulta na época chegou a ser lançada, nos mesmos moldes. Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2023/08/10/sptrans-abre-consulta-publica-para-licitacao-de-manutencao-e-correcao-da-rede-de-trolebus-na-capital-paulista/

O sistema precisa de readequações e melhorias para reduzir quantidade de falhas e qualificar os serviços.

A maioria não é relacionada aos veículos, mas à rede de fiação aérea.

Algumas linhas têm apresentado mais de duas falhas por dia.

A rede de trólebus de São Paulo conta com 200 veículoS, que em 10 linhas transportam oito mil passageiros por dia, percorrendo um total de 906 mil km diários. A rede possui 170 km de extensão.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes