São Paulo libera R$ 234 milhões em subsídios: medida é opção para manter valor da tarifa de ônibus
08/11/2024
A medida, oficializada no Diário Oficial, se soma aos R$ 467 milhões já liberados em setembro e outubro, resultando em R$ 703 milhões investidos no setor nos últimos dois meses.
O alto investimento em subsídios tem sido uma estratégia adotada em várias cidades do Brasil para evitar reajustes na tarifa de transporte público e fomentar a expansão da frota, o que permite que mais pessoas tenham acesso ao sistema.
O congelamento da tarifa gera um desequilíbrio financeiro, uma vez que a tarifa técnica, que é o valor necessário para cobrir os custos operacionais, supera o valor efetivamente pago pelos usuários.
Segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), essa diferença afeta a sustentabilidade do serviço, criando uma necessidade contínua de subsídios. Então, a utilização de subsídios tem se tornado frequente para evitar reajustes na tarifa de transportes coletivos em cidades pelo Brasil .
De acordo com a NTU, além do desajuste entre a tarifa técnica e a tarifa pública, outros fatores impactam o transporte coletivo, como as gratuidades e uma redução de 44,1% no número de passageiros pagantes ao longo dos últimos dez anos. Esse cenário dificulta a sustentabilidade financeira e a manutenção da qualidade dos serviços, tornando os subsídios públicos um fator essencial para a operação dos sistemas de transporte