Sambaíba vai trazer 300 ônibus elétricos, Metrópole Paulista virá com 180 e MobiBrasil vai colocar mais 68 coletivos deste tipo até 2025 na cidade de São Paulo

14/11/2023

Fonte: Diário do Transporte

Compras foram anunciadas por diretores das empresas em evento na sede da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo

 

No processo de eletrificação da frota de ônibus na cidade de São Paulo, as empresas Sambaíba, Metrópole Paulista e MobiBrasil vão comprar mais 548 ônibus elétricos que devem ser entregues até 2025.

O anúncio foi feito no Eletric Day, evento de ônibus elétricos, que ocorreu na sede da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, com cobertura do Diário do Transporte nesta segunda-feira, 13 de novembro de 2023.

Deste total, a compra é:

  • 300 ônibus elétricos pela empresa Sambaíba, que atende à zona Norte da cidade de São Paulo.
  • 180 ônibus elétricos pela empresa Viação Metrópole Paulista, que opera nas zonas Leste e Sul da cidade de São Paulo.
  • 68 ônibus elétricos comprados pela MobiBrasil, operadora da zona Sul da capital paulista.

Como noticiou o Diário do Transporte, estas empresas já haviam comprado 50 unidades do modelo eO500 U, ônibus elétrico da Mercedes-Benz, sendo 40 da Metrópole Paulista, oito da MobiBrasil, ambas empresas com carroceiras Caio, e duas unidades com carroceria Marcopolo para a Sambaíba.

O prefeito Ricardo Nunes anunciou uma meta de 2,4 mil a 2,6 mil ônibus elétricos na cidade de São Paulo até o fim de 2024.

Para este de 2023, foram vários números anunciados: 1,2 mil ônibus elétricos, 800 e depois, 650.

Mas até o momento, foram entregues apenas 50 unidades. A cidade tem 69 ônibus elétricos com bateria, uma vez que 19 já rodavam desde 2019.

Além da baixa quantidade de ônibus entregues, a maior preocupação é em relação à infraestrutura.

O Diário do Transporte entrevistou ainda nesta segunda-feira, 13 de novembro de 2023, no evento, o diretor de vendas e marketing da Mercedes-Benz, Walter Barbosa, que disse que estudos feitos para a realidade de São Paulo mostram que com a atual rede de baixa e média tensão, que é a maioria na capital paulista, bairros com garagens com 50 ônibus do tipo padron ou 30 articulados, podem ficar sem energia caso estes veículos sejam carregados ao mesmo tempo.

E o padrão das garagens das empresas da cidade é com centenas de ônibus, ou seja, há problemas à vista.

A questão está na tensão das redes, que não dará conta de tantos ônibus elétricos carregando ao mesmo tempo.

Já a questão financeira, apesar de ser ainda preocupação, pelo menos na capital paulista, já apresenta mais estabilidade.

A prefeitura vai custear esta compra, com R$ 5,75 bilhões em empréstimos, R$ 165 milhões em contrapartidas dos cofres públicos e R$ 2 bilhões subsidiando as empresas, que vão receber subsídios 15% maiores por ônibus elétrico em comparação com os modelos a diesel, como confirmou o prefeito Ricardo Nunes durante a entrega dos 50 primeiros veículos da nova geração no dia 18 de setembro de 2023.

FINANCIAMENTOS: R$ 5,75 bilhões em financiamentos sendo:

– R$ 2,5 bilhões do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)

– R$ 2,5 bilhões do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e do Banco Mundial

– R$ 250 milhões do BB (Banco do Brasil)

– R$ 500 milhões da CEF (Caixa Econômica Federal)

CONTRAPARTIDA da PREFEITURA

– R$ 165 milhões:

EMPRESAS DE ÔNIBUS COM SUBSÍDIOS MAIORES:

– R$ 2 bilhões, mas as viações vão receber subsídios maiores pelos ônibus elétricos.

ÔNIBUS ELÉTRICOS EM SÃO PAULO:
DE ONDE VEM O DINHEIRO PARA ÔNIBUS ELÉTRICOS EM SÃO PAULO:

Na prática, as empresas de ônibus não vão desembolsar nada para a eletrificação da frota na cidade de São Paulo nesta primeira fase.

Isso porque, a meta de 2,6 mil ônibus elétricos até o fim de 2024 deve custar em torno de R$ 8 bilhões.

A prefeitura obteve R$ 5,75 bilhões em financiamentos de diversas fontes, vai injetar R$ 165 milhões dos cofres públicos como contrapartida e os cerca de R$ 2 bilhões restantes seriam arcados pelas empresas, mas elas serão subsidiadas.

A SPTrans (São Paulo Transporte), que gerencia o sistema de transportes na cidade de São Paulo, em 13 de setembro de 2023, informou ao Diário do Transporte que a s empresas pelos ônibus elétricos vão contar com subsídios 15% maiores

A informação foi confirmada pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, em entrega das 50 primeiras unidade de ônibus elétricos no dia 18 de setembro de 2023.

Assim, os recursos serão divididos em:

FINANCIAMENTOS: R$ 5,75 bilhões em financiamentos sendo

– R$ 2,5 bilhões do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)

– R$ 2,5 bilhões do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e do Banco Mundial

– R$ 250 milhões do BB (Banco do Brasil)

– R$ 500 milhões da CEF (Caixa Econômica Federal)

CONTRAPARTIDA da PREFEITURA

– R$ 165 milhões:

EMPRESAS DE ÔNIBUS COM SUBSÍDIOS MAIORES:

– R$ 2 bilhões, mas as viações vão receber subsídios maiores pelos ônibus elétricos.

A SPTrans (São Paulo Transporte), que gerencia o sistema de transportes na cidade de São Paulo, em 13 de setembro de 2023, informou ao Diário do Transporte que a s empresas pelos ônibus elétricos vão contar com subsídios 15% maiores.

A informação foi confirmada pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, em entrega das 50 primeiras unidade de ônibus elétricos no dia 18 de setembro de 2023.

ADAMO BAZANI

Colaborou Arthur Ferrari