Ônibus em São Paulo: reclamações por superlotação sobem 78% e por intervalo excessivo, 14,6%

11/06/2024

Fonte: Diário do Transporte

Números correspondem aos acumulados deste ano mais recentes registrados pela SPTrans. Levando em conta todos os tipos de problemas, total de multas às viações subiram 10%

O número de multas aplicadas pela SPTrans (São Paulo Transporte) contra as empresas de ônibus que operam as linhas municipais da capital paulista subiu 10% entre janeiro e maio de 2024 na comparação com o mesmo período de 2024. Nos cinco primeiros meses de 2024, foram 143 mil autuações contra 130 mil de janeiro a maio de 2023.

Os dados são da SPTrans, gerenciadora dos transportes da capital paulista, com base nos canais do 156 da prefeitura.

Entre os principais problemas está a superlotação dos ônibus. As queixas subiram 78% entre janeiro e maio de 2024 na comparação com o período de janeiro a maio de 2023.

Nos cinco primeiros meses deste ano, foram 1.291 contatos no 156 da prefeitura por superlotação. De janeiro a maio de 2023, foram 724 reclamações.

Já em relação às reclamações por intervalo excessivo, a comparação mais recente que a SPTrans possui é entre janeiro e abril. E o número é alto.

O crescimento foi de 14,9% no período de 2024, com 8.578 reclamações no 156 da prefeitura. Em 2023, entre janeiro e abril, foram 7.486 contatos por intervalo excessivo.

Por meio de nota, a SPTrans diz que fiscaliza 24 horas por dia todos os ônibus, que possuem GPS que deixa o monitoramento mais efetivo.

A gerenciadora ainda ressaltou que pode haver mais de uma reclamação para o mesmo endereço.

Veja na íntegra:

A SPTrans fiscaliza rigorosamente, 24 horas por dia, a operação do sistema de transporte coletivo com equipamentos GPS instalados em toda a frota de ônibus da cidade e reuniões periódicas com as concessionárias, visando a melhoria do serviço. Quando viagens não são realizadas, há a aplicação automática de multa. Neste ano, a SPTrans já aplicou 143 mil multas entre janeiro e maio de 2024, um aumento de 10% em relação às 130 mil autuações feitas nos primeiros cinco meses de 2023.

A gestão também investe continuamente na melhora da qualidade do transporte público municipal por meio da renovação da frota com veículos mais modernos, inclusão de ônibus elétricos, criação do "Domingão Tarifa Zero" e a recente inauguração do Aquático-SP, primeiro transporte hidroviário da cidade, em operação assistida. Somente nesta gestão foram mais de 52 km de faixas exclusivas para ônibus implantadas.

A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia informa que entre janeiro e maio de 2024 foram abertas 1.291 solicitações pelo 156 referentes à superlotação de ônibus. Em 2023, o número foi de 724. Em relação às solicitações por intervalo excessivo da linha, foram registradas  8.578 de janeiro a abril de 2024 e 7.486 no mesmo período em 2023.

Vale ressaltar que os números se referem à quantidade de solicitações e que pode haver solicitações diferentes apontando para um mesmo endereço. A SPTrans incentiva a população a registrar suas sugestões e reclamações, para que a sociedade colabore com o direcionamento das ações e com a melhoria do serviço prestado, entrando em contato com a SPTrans pelo site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal ou ainda por meio do telefone 156.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Alexandre Pelegi