Mais de 100 mil cartões do Bilhete Único foram cancelados por fraude no 1º trimestre deste ano, alta de 23%, na comparação com 2023

24/05/2024

Fonte: G1 

SPTrans orienta a compra de crédito para transporte público em canais oficiais para evitar golpes que levam ao bloqueio dos bilhetes.

Usuário do bilhete único na cidade de São Paulo. — Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

A quantidade de cartões do Bilhete Único cancelada por suspeita de fraude aumentou 23% nos três primeiros meses deste ano, na comparação com o mesmo período de 2023, aponta levantamento da TV Globo.

Principal meio de pagamento em ônibus municipais da capital paulista (95% das cerca de 7 milhões de viagens diárias), 101.233 cartões foram cancelados por recarga falsa de janeiro a março de 2024. No mesmo período do ano passado, 82.412 bilhetes foram suspensos por fraude.

Desde 2021, os cartões sem identificação (como RG ou CPF) foram cancelados, e a SPTrans passou a adotar medidas mais rigorosas para a emissão do Bilhete Único. Entre elas está a exigência do preenchimento de um formulário com os dados pessoais do passageiro no site da SPTrans.

A orientação da SPTrans é que os passageiros a comprem seus créditos somente em canais oficiais, para evitar golpes ou cartões carregados com créditos falsos, que levam ao bloqueio do bilhete .

Edital de licitação

Nesta quinta-feira (23), foi lançado o edital de licitação para a contratação de uma instituição financeira que irá prestar serviços ligados à arrecadação e partilha dos valores do Bilhete Único entre as empresas partícipes do convênio de integração tarifária . Ou seja, a escolha do banco que controla as transações bancárias e reúne todo o valor pago pelos passageiros ao passar os bilhetes.

De acordo com a SPTrans, as empresas interessadas em participar do processo de licitação devem apresentar suas respectivas propostas até 17 de junho, por meio da página eletrônica.

Autor(a): Por Gustavo Galvão, TV Globo - São Paulo