Corredores de ônibus Miguel Yunes, Sabará e Norte Sul já têm estudos de Licenciamento Ambiental

04/10/2024

Fonte: Diário do Transporte

Secretaria Municipal do Verde aceitou o EIA/Rima dos empreendimentos previstos para a zona sul da capital elaborado pelo consórcio contratado pela SPTrans

O licenciamento ambiental para três corredores de ônibus da capital paulista teve avanços importantes.

Em publicação nessa quarta-feira, 02 de outubro de 2024, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente do Município anunciou a aceitação do Estudo de Impacto Ambiental - EIA e respectivo Relatório de Impacto Ambiental - RIMA elaborado pelo Consórcio Ambiental EAB para o empreendimento denominado "Programa de Mobilidade Sul".

Programa de Mobilidade Sul é o nome dado pela SPTrans ao conjunto de corredores de ônibus que serão implantados nas avenidas Miguel Yunes, Nossa Senhora do Sabará e no eixo Norte-Sul.

Como mostrou o Diário do Transporte , o Consórcio Ambiental EAB foi contratado pela gerenciadora do transporte da capital para elaborar os Estudos Ambientais dos três corredores e apoiar a empresa pública em todas as ações necessárias ao licenciamento ambiental. Relembre:

O fim do processo licitatório que definiu o Consórcio EAB como vencedor da licitação foi publicado no Diário Oficial da Cidade no dia 06 de março de 2023.

O Consórcio Ambiental EAB é formado pelas empresas Egis - Engenharia e Consultoria Ltda e Ambiente Brasil Engenharia Ltda - EPP, e foi contratado pelo valor global de R$ 3,7 milhões (R$ 3.673.973,94).

ESTUDOS DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

De acordo com o Edital, o processo de implantação dos corredores exige o  licenciamento ambiental com a elaboração de estudos que possibilitem identificar e avaliar os principais impactos que  poderão ocorrer em função das diversas intervenções previstas na implantação e operação dos empreendimentos.

Assim, pode indicar medidas que assegure a preservação dos recursos naturais, do meio ambiente e do desenvolvimento socioeconômico da região. Os estudos devem resultar na obtenção de todas as Autorizações e Licenças Ambientais exigidas pelos órgãos competentes, considerando a Legislação incidente.

CORREDORES

MIGUEL YUNES - A SPTrans autorizou a contratação da empresa Maubertec Tecnologia em Engenharia pelo valor global de R$ 2,9 milhões (R$ 2.911.461,08), pelo prazo de 12 meses, para proceder à consolidação do Projeto Básico e desenvolvimento do Projeto Executivo para a obra do corredor de ônibus Miguel Yunes, na zona Sul da capital.

A homologação e adjudicação do processo licitatório foi publicada no Diário Oficial no dia 26 de outubro de 2022.

O Corredor Miguel Yunes, na zona sul da Capital, tem 4,8 km de vias exclusivas para ônibus.

Em decreto publicado no Diário Oficial em 12 de janeiro deste ano, o prefeito Ricardo Nunes declarou de utilidade pública, para desapropriação, imóveis particulares situados no Distrito de Campo Grande, Subprefeitura de Santo Amaro, necessários à implantação deste corredor de ônibus.

Assim como o corredor Sabará, o Miguel Yunes tem grande importância para o futuro sistema hidroviário da Billings.

SABARÁ - Na edição do Diário Oficial do Estado de 09 de setembro de 2022, a SPTrans publicou aviso de licitação para desenvolvimento dos projetos executivos do Corredor de ônibus. O certame é destinado a contratar serviços especializados de engenharia para a consolidação dos projetos básicos e desenvolvimento dos projetos executivos para a obra do corredor Sabará. No dia 13 de dezembro de 2022 a SPTrans contratou por R$ 4,2 milhões (R$ 4.212.126,05) a Systra Engenharia e Consultoria Ltda para realizar o trabalho.

NORTE-SUL - Corredor misto, com trecho à esquerda com paradas em canteiro  central com duas plataformas por sentido e faixa de ultrapassagem nas paradas e trecho à direita com paradas junto à calçada com uma plataforma por sentido e faixa de ultrapassagem nas paradas.

O trecho à esquerda terá 9 km de extensão desde o Terminal Bandeira (existente) seguindo pela Av. 23 de Maio, Av. Rubem Berta, Av. Moreira Guimarães até o cruzamento com a Av. Bandeirantes.

O trecho à direita terá a extensão de 4,7 km segue pela Av. Washington Luis desde o cruzamento da Av. Bandeirantes até o cruzamento com a Av. Interlagos.

 

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes