EM PRIMEIRA MÃO: Gilmar Pereira Miranda é nomeado Secretário Municipal de Mobilidade e Trânsito e passa a acumular o cargo com Transporte e Mobilidade Urbana da cidade de São Paulo
18/11/2024
Nomeação é publicada apenas dez dias depois de Hugo Koga ter assumido a pasta após exoneração de Celso Gonçalves Barbosa
MATÉRIA PUBLICADA ORGINALMENTE ÀS 05H01 DE SEGUNDA-FEIRA, 18 DE NOVEMBRO DE 2024 - EM PRIMEIRA MÃO NO DIÁRIO DO TRANSPORTE
Na reta final da atual gestão do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, antes de assumir um novo mandato a partir de janeiro de 2025, a dança das cadeiras do secretariado ligado a trânsito, transportes coletivos e mobilidade em geral continua na capital paulista.
O atual Secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Gilmar Pereira Miranda, passa a ser também Secretário de Mobilidade e Trânsito da capital paulista.
A nomeação foi oficializada nesta segunda-feira, 18 de novembro de 2024, em ato do Chefe de Gabinete do Prefeito, Vitor de Almeida Sampaio, e noticiada em primeira mão pelo Diário do Transporte.
É a segunda mudança no comando da Secretaria de Mobilidade e Trânsito em 11 dias.
Como havia mostrado o Diário do Transporte , em 07 de novembro de 2024 o então secretário Celso Gonçalves Barbosa foi exonerado pela gestão Ricardo Nunes e o então secretário-ajunto da pasta, Hugo Koga, nomeado no lugar.
Não passaram 15 dias e Koga sai. Além de seu desliagamento do cargo de titular da pasta, o Prefeito Ricardo Nunes também o exonerou do posto de Secretário Adjunto, posição que ocupava desde 2019.
Os motivos não foram ainda detalhados.
Com isso, Gilmar Pereira Miranda passa a acumular a gestão do transporte coletivo por ônibus, uma vez que a SPTrans (São Paulo Transporte), responde à Transporte e Mobilidade, e também a gestão do Trânsito, já que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) está sob a secretaria recém-assumida.
É quase como um "retorno" ao período em que trânsito e transportes coletivos ficavam sob a administração de um único secretário.
A mudança, porém, é provisória, mas nos bastidores, é tida como indicativo do fortalecimento do nome de Gilmar Pereira Miranda para a próxima gestão de Ricardo Nunes, que deve ser marcada por profundas mudanças na gestão dos ônibus e trânsito.
Uma das mais comentadas e que seria vista como uma das mais radicais que está sendo estudada é a extinção da SPTrans (São Paulo Transporte), que gerencia os ônibus municipais e o sistema de Bilhete Único.
Como mostrou o D iário do Transporte , o prefeito Ricardo Nunes disse que há análises em andamento para que as funções da SPTrans sejam repassadas para a SP Regula (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo).
Relembre:
A SP Regula já é responsável pela gestão de diversos serviços que são operados por contratos de concessão.
O prefeito disse que com a possível absorção da SPTrans pela SP Regula, a agência de regulação dos serviços concedidos da cidade, os critérios de fiscalização sobre as empresas de ônibus vão mudar.
Relembre:
Pela lógica, na teoria, os serviços de ônibus também se enquadrariam no escopo da SP Regular. Entretanto, o sistema de ônibus tem características muito específicas, é "um mundo dentro da gestão" pelo seu tamanho e necessidade de funcionários de alta especialização na gestão pública. Além disso, o sistema de ônibus não engloba "qualquer concessão". Os contatos atuais assinados com as viações em 06 de setembro de 2019, com duração de 15 anos, foram estimados em aproximadamente R$ 63 bilhões.
Relembre:
QUEM É GILMAR PEREIRA MIRANDA
Como mostrou o Diário do Transporte , em 16 de fevereiro de 2022, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, nomeou Gilmar Pereira Miranda para o comando da Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana - SETRAM, que integra Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito.
Gilmar Pereira Miranda, até então procurador do município, entrou no lugar de Levi dos Santos Oliveira, presidente da SPTrans (São Paulo Transporte), responsável pelo gerenciamento dos ônibus da cidade e pelo Bilhete Único.
https://diariodotransporte.com.br/2022/02/16/gilmar-pereira-miranda-e-o-novo-secretario-de-transporte-e-mobilidade-urbana-da-cidade-de-sao-paulo/
Gilmar Pereira Miranda é formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e desde 2014 é o procurador do município de São Paulo. Iniciou a carreira como advogado na Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), que possui na cidade de Campinas, atribuições semelhantes à SPTrans da capital.
Ocupou o cargo de escrevente técnico judiciário no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e também atuou como advogado na Dersa Desenvolvimento Rodoviário S.A. e na Companhia Docas de São Sebastião. Também é professor do CEJUR (Centro de Estudos Jurídicos).
BUSÓLOGO NA SECRETARIA:
Uma característica de Gilmar é ser fã de ônibus.
Em suas redes e com amigos e conhecidos, o novo secretário se classifica como admirador deste tipo de veículo.
O termo busólogo, usado de forma informal para designar estas pessoas que estudam e são apaixonadas pelos temas relacionados a ônibus, se tornou popular em redes sociais e grupos de mensagens.
Nos anos de 1980, quando ainda era criança gostava dos modelos Amélia e monoblocos, muito populares na cidade de São Paulo e municípios vizinhos.
Adamo Bazani e Alexandre Pelegi, jornalistas especializados em transportes