Administração

FRANCISCO A. N. CHRISTOVAM

Presidente – É Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie (1975), Mestre em Engenharia de Transportes pela Villanova University (1977) e Especialista em Administração Industrial pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1980).

Foi Diretor de Operações da CMTC (1983/1986), Secretário Adjunto da Secretaria de Estado dos Negócios dos Transportes (1986/87), Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Habitação (1987/1988), Diretor Presidente da CMTC (1993/1996), Diretor Presidente da SPTRANS (1996/1999), Diretor de Assuntos Corporativos da EMTU/SP (1999/2003), Assessor Especial da Secretaria de Finanças e da Secretaria de Infraestrutura e Obras do Município de São Paulo (2008/2009) e Diretor de Gestão Corporativa da São Paulo Obras – SPOBRAS (2010/2012).

É, atualmente, vice-presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo – FETPESP, membro do Conselho Diretor e vice-presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP e membro titular do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte – CMTT. 



CARLOS ALBERTO FERNANDES RODRIGUES DE SOUZA

Diretor Adjunto – É formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP (1977) e pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM (1987).

Exerceu o cargo de Secretário Parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Foi Assessor Jurídico do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e é sócio gerente de “Rodrigues de Souza e Garcia Sociedade de Advogados”. É membro representante das empresas concessionárias do sistema de transporte por ônibus na Comissão de Acompanhamento da Conta Sistema e membro suplente do Conselho Municipal de Transito e Transporte (CMTT), como representante do SPURBANUSS.
 


WAGNER PALMA MOREIRA

Assessor Técnico para Assuntos de Economia – É economista formado pela Universidade Santana de São Paulo – UniSant'Anna (1994) e pós-graduado em Administração Financeira pela mesma universidade.

Iniciou sua carreira profissional, em 1990, na São Paulo Transporte S/A – SPTRANS. Desde 1998, atua no Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros – SPURBANUSS, onde trata da elaboração e acompanhamento de planilhas de controle de custos; acompanhamento e desenvolvimento de projetos técnicos; elaboração de pareceres técnico/econômicos; análise sobre sistemas de custos e demonstrações financeiras de sistemas de transporte; elaboração e análise de cálculo de tarifas de transporte coletivo urbano e análise e acompanhamento de pesquisas de imagem.



JOÃO CARLOS FERNANDES

Assessor Técnico para Assuntos Operacionais – Administrador de Empresas pela Universidade de Administração Capital (1986). Fez diversos cursos nas áreas de Planejamento Operacional, Automação e Logística.

Foi Gerente de Divisão da extinta CMTC (1983/1994), Coordenador Operacional (1994/1999) e  Superintendente de Planejamento e Fiscalização (1999/2001) da SPTRANS, Diretor de Operações do Consorcio 7, das empresas de transporte da Zona Sul da Cidade de São Paulo (2001/2003), Consultor Operacional em Transporte Coletivo – Autônomo (2003/2013), Gerente Operacional Administrativo da Transppass, empresa de transporte de passageiros (2013/2014).  Em outubro de 2014, iniciou sua atuação no SPURBANUSS, respondendo pela assessoria técnica operacional, tratando da análise e acompanhamento dos dados operacionais, desenvolvimento de projetos técnicos, elaboração de pareceres, suporte no planejamento e fiscalização operacional das empresas.



 DELFIM IGNÁCIO SANTOS ABREU FILHO

Assessor Técnico para Assuntos de Tecnologia – É Engenheiro Mecânico formado pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP (1988), com Extensão em Administração Industrial na Fundação Vanzolini – USP.

Atuou como engenheiro de projetos e possui experiência no desenvolvimento e implantação de projeto “SAP”, com conhecimentos sobre produtos e serviços, entre outros. Trabalha no SPURBANUSS desde abril de 1999, atuando no desenvolvimento técnico de novos procedimentos e parâmetros de manutenção da frota de ônibus urbanos, junto às empresas operadoras do sistema urbano e aos órgãos gestores do transporte. Tem participação em grupos de trabalho conjuntos com SPTRANS, CETESB, Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, entre outras entidades.



ANTONIO SAMPAIO AMARAL FILHO

Assessor para Assuntos Jurídicos – É formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP (1988), com curso de pós-graduação em Direito do Estado, especializado em Direito Urbanístico.

Atuou como secretário e assessor jurídico das Prefeituras Municipais de São Bernardo do Campo e de São Vicente. Trabalhou nas empresas de transporte coletivo urbano das cidades de Diadema (ETCD) e São Bernardo do Campo (ETCSBC), tendo sido Presidente da Comissão de Licitação em ambas as empresas. Trabalha para o SPURBANUSS desde 1998. Desenvolve atividades nas áreas administrativas e de direito civil. 



ANTONIO ROBERTO PAVANI JÚNIOR

Assessor Jurídico Trabalhista – Formado em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (1997) e pós-graduado em Direito do Trabalho na mesma instituição. No campo do Direito Administrativo, possui curso de especialização pela Sociedade Brasileira de Direito Público.

Foi idealizador e coordenador do primeiro núcleo intersindical de conciliação prévia trabalhista do setor de transporte por ônibus do país.  Promove e acompanha diversos debates de âmbito nacional, com o objetivo de promover a adequação de normas legais trabalhistas levando em conta as especificidades do setor.

Trabalha no SPURBANUSS desde 1994, atuando no contencioso individual e coletivo, como na esfera extrajudicial, com ênfase em negociações sindicais.
 


WILLIAM ROBERTO BASSETTO

Analista de Suporte em Tecnologia da Informação (TI) – É formado em Gestão Tecnológica da Informação pela Faculdade Anchieta (2009), tendo formação profissional em Gestão em Projetos de Redes e Administrador de infraestrutura em Tecnologia da Informação.

Está no SPURBANUSS desde abril de 2004 e é responsável pelas atividades relacionadas à tecnologia da informação da empresa, suporte técnico, implantação e manutenção de redes e planejamento de projetos, entre outras funções relacionadas.



RÉGIS NOVAES

Assessor Administrativo e Financeiro – É formado em Administração de Empresas pela Universidade Metodista (1984).

Trabalhou na área financeira da Volkswagen do Brasil S/A e no setor de análise econômica e formação de custos da empresa Brastemp. Foi Assessor da Vice-Presidência executiva da extinta Viação Aérea São Paulo – VASP. Atua no SPURBANUSS desde março de1998.



REGINA HELENA TEIXEIRA ALONSO

Assessora de Comunicação É formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (1976).  Possui diversas certificações nas áreas de comunicação social e marketing.

Foi repórter e chefe de reportagem do Jornal da Tarde, do grupo O Estado de S. Paulo, tratando de questões de planejamento urbano, trânsito e transportes. Gerenciou as assessorias de comunicação da São Paulo Transporte S/A – SPTRANS, da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo – EMTU/SP e da São Paulo Obras – SPOBRAS. Atua no SPURBANUSS desde setembro de 2013, sendo responsável pela reformulação da imagem do Sindicato e pela melhoria do relacionamento com os meios de comunicação.